Royce Gracie diz que não há problemas com drogas no MMA: ‘Não podemos generalizar’

Data: 
seg, 16/02/2015

Com os recentes casos de doping de lutadores como Jon Jones, Anderson Silva e Hector Lombard, o foco do noticiário se voltou unicamente ao debate sobre o assunto e como o esporte deve se posicionar em relação aos atletas pegos em testes antidoping. Buscando uma solução, o UFC convocou uma entrevista coletiva para a próxima quarta-feira (18), e a expectativa é que se anunciem medidas e parcerias para combater os últimos acontecimentos. Vale ressaltar que no dia anterior, Anderson será julgado nos Estados Unidos após ser flagrado pela Comissão Atlética de Nevada por uso de substâncias ilícitas.

Responsável por deixar um grande legado no esporte, Royce Gracie, campeão de duas das três primeiras edições do UFC, falou sobre os últimos casos de doping no esporte. Em entrevista ao site MMA Fighting, o brasileiro procurou ver o lado positivo e citou o fato de que os lutadores estão sendo pegos e punidos.

“Isso mostra que o sistema está funcionando. Você está tentando olhar pelo lado ruim e eu estou olhando pelo lado bom. Ao invés de encorajar as pessoas, vocês dizem: ‘Vamos banir o MMA porque todos se dopam. Vamos banir a Nascar, então, porque fazem propaganda de bebidas enquanto dirigem’. O sistema está funcionando. Não podemos generalizar e tentar atingir todos os lutadores em razão de um ter cometido um erro, ido festejar ou qualquer coisa parecida”, disse Royce Gracie.

Em 2007, Royce testou positivo para substâncias que melhoram o desempenho e teve sua vitória contra Kazushi Sakuraba transformada em No Constest. Na época, o lutador recebeu uma suspensão de um ano e foi multado. Para o filho de Hélio Gracie, contudo, deve-se pensar no lado positivo dos recentes casos de doping.

“Quantos foram flagrados no doping recentemente? Cinco? Cinco de quantos que praticam o esporte em todo o mundo? Não acho que seja um problema. Não vamos pensar no lado ruim, e, sim, no lado bom. O sistema funciona e é por isso que eles têm sido flagrados no doping. Vinte anos atrás eu pesava 80kg e hoje também peso 80kg. Poderia viver comendo frutas”, afirmou.

Royce Gracie foi sucinto ao falar de Anderson Silva, afirmando que o caso de doping não mancha o que Spider fez durante toda a carreira, e que as pessoas não devem “crucificar” o lutador.

“Você não pode mudar o passado, o que ele fez. Eu não falei com ele, então eu não sei”, disse Royce, que logo depois falou sobre Jon Jones, que foi flagrado por uso de cocaína antes de vencer Daniel Cormier: “Ele esquece algumas vezes que é um exemplo para os garotos. Ele é jovem, é humano. Ele vai para festas e é influenciado a cometer erros”, concluiu.

Fonte: http://www.tatame.com.br/royce-gracie-diz-que-nao-ha-problemas-com-droga...

Galeria de Fotos: 
Royce Gracie falou sobre os recentes casos de doping no MMA (Foto Eduardo Ferreira)

Comentar